PCP lamenta morte<br>de Malam Bacai Sanhá

«Tendo tomado conhecimento do falecimento de Malam Bacai Sanhá, presidente da República da Guiné-Bissau, o Partido Comunista Português expressa as suas mais sentidas condolências ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e, por seu intermédio, à sua família e ao povo da Guiné-Bissau», lê-se numa nota enviada pelo Secretariado do Comité Central do PCP.

«Malam Bacai Sanhá dedicou toda a sua vida à causa libertadora dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, militando desde muito jovem no PAIGC – o partido de Amílcar Cabral –, que conduziu a luta contra o colonialismo até à conquista da independência», lembra-se no mesmo texto.

«Tendo assumido destacadas responsabilidades no PAIGC e institucionais, nomeadamente as mais altas funções do Estado da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá foi um incessante lutador pela causa da libertação, pela defesa da soberania e unidade nacionais, pelo progresso social do seu povo e pelo desenvolvimento do seu país e um amigo do povo português», acrescenta-se antes de se expressar que «neste momento de dor e de luto, o Partido Comunista Português reafirma a sua solidariedade ao povo da Guiné-Bissau e ao PAIGC».

Também a propósito da morte do presidente da República da Guiné-Bissau, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, endereçou ao presidente do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, uma mensagem na qual sublinha que «Malam Bacai Sanhá foi um exemplo do que pode ser a dedicação de toda a vida de um homem à causa da emancipação do seu povo».



Mais artigos de: Internacional

Ameaça contra o Irão avoluma-se

EUA, Grã-Bretanha e França reforçaram, durante o fim-de-semana, a sua presença militar junto ao Irão, país ameaçado por se recusar submeter à dominação imperialista.

Dez anos de barbárie

Uma década depois de ter sido inaugurado, Guantanamo permanece um exemplo da barbárie que o imperialismo norte-americano impõe ao mundo.

FARC querem diálogo aberto e sincero

O novo comandante das Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC), Timoleón Jiménez «Timochenko», desafiou o presidente do país a integrar um diálogo sem mentiras e aberto ao escrutínio da nação. Em carta dirigida a Juan Manuel Santos,...

Venezuela não cede a pressões

O presidente venezuelano anunciou que o país pode sair do Centro Internacional para a Arbitragem de Investimentos (CIADI) e lembrou que não reconhecerá qualquer decisão daquele organismo relativamente à queixa que a Exxon Mobil se prepara para apresentar. Hugo Chávez confirmou,...

PCP saúda centenário do ANC

A propósito do centenário do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla inglesa), fundado a 8 de Janeiro de 1912, o Secretariado do Comité Central do PCP enviou ao Comité Executivo Nacional daquela organização uma saudação na qual sublinha que «ao longo da sua...